sábado, 25 de abril de 2009

27 anos de sucesso !

Em Dezembro de 1981 as coisas continuam a correr mal ao FC Porto, e é então que um grupo de sócios se une com o objectivo de convencer Pinto da Costa a candidatar-se à presidência do clube. O "sim" demora a surgir, mas perante a insistência dos sócios Pinto da Costa acaba por aceitar, convidando Pedroto para voltar a treinar a equipa principal. Candidatando-se em lista única, Jorge Nuno Pinto da Costa vence as eleições de 17 de Abril de 1982, tornando-se o 33º presidente do FC Porto .


No mesmo ano, o hóquei em patins do clube, que não havia vencido qualquer título desde a sua implementação em 1955, vence a Taça das Taças, arrancando para um período de ouro que se prolonga até aos dias de hoje. Em 1984, o FC Porto chega à sua primeira final Europeia de futebol, na Taça das Taças, contra a Juventus, da qual sai derrotado por 2-1. Em 1987 vence a Taça dos Clubes Campeões Europeus e a Taça Intercontinental, e depois a Supertaça Europeia relativa à mesma época, já no início de 1988. A década de 90 seria gloriosa para o futebol portista graças à conquista de oito campeonatos, cinco deles consecutivamente - o Penta, feito inédito no futebol português. Já no século XXI o clube azul e branco aumentaria o seu palmarés internacional, vencendo a Taça UEFA em 2003 e a Liga dos Campeões em 2004 sob o comando de José Mourinho e a Taça Intercontinental do mesmo ano já com Victor Fernandez. No ano de 2008 conquista o segundo tricampeonato da sua presidência e da história do clube, com a equipa sob o comando de Jesualdo Ferreira.

Feitos importantes

* inserção de publicidade nas camisolas do FC Porto, sendo o primeiro clube português a fazê-lo, em 1983
* criação da Loja Azul, em 1983, hoje uma cadeia de lojas
* criação da Revista Dragões em Abril de 1985
* criação dos prémios Dragão de Ouro em 1986
* rebaixamento do relvado do Estádio das Antas, aumentando a capacidade das bancadas para 90.000 espectadores, em 1986 (o posterior encadeiramento das bancadas, nos anos 90, voltaria a reduzir a lotação do estádio para 50.000)
* criação da secção de desporto adaptado em 1986
* criação da FC Porto, Futebol, SAD, e da FC Porto, Basquetebol, SAD, em 1997
* construção do Estádio do Dragão, inaugurado em 2003
* Vitalis Park em Setembro de 2008


Era uma das condições para a recandidatura a um novo mandato e é a última grande obra de Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto. Chama-se Dragão Caixa e é novo pavilhão que vai acolher as modalidades dos "dragões", que desde a edificação do Estádio do Dragão jogam em casas emprestadas, espalhadas por Matosinhos, Gondomar e Santo Tirso.

Pavilhão com geometria arrojada



O recinto foi construído numa área de cerca de 8.300 metros quadrados e situa-se entre 15 a 23 metros abaixo do nível da rua, o que obriga a construí-lo sobre pilares, num terreno com uma geometria irregular e uma largura com dimensões muito reduzidas.

O desenho exterior é composto por dois elementos: a plataforma artificial onde assenta o volume do edifício e o volume do edifício propriamente dito, revestido a painéis de betão branco pré-fabricado, idênticos aos existentes na base do Estádio do Dragão.

Constituído por uma sala principal com os respectivos "foyers" e serviços de apoio ao público, uma sala VIP, o Dragão Caixa terá capacidade para 2007 espectadores, distribuído por três bancadas. A iluminação será natural e terá um sistema eléctrico de forma a compensar a falta de luz nos jogos nocturnos.

A sala possui climatização que permite criar boas condições de conforto para os espectadores e os jogadores, sendo que na maior parte do ano será usado um sistema de ventilação natural.

Nenhum comentário: