domingo, 26 de julho de 2009

Encontrei num jornal aqui na Alemanha... e sabe bem!



Porto Campeão de vendas: Nobodys de estrelas a dinheiro


Porto (Reuters) - No norte de Portugal não é só com o grande vinho do Porto que se ganha dinheiro. Nos últimos anos tem havido uma e outra vez no FC Porto de Nobodys para Estrelas de milhoes.

O Futebol Clube do Porto tornou-se na década passada "Campeão de Vendas". Este Verão, o clube da cidade de 220 000-habitantes já ganhou 66 milhões de euros. Apenas Manchester United e AC Milan foram mais sonantes, porque o dinheiro da venda da super estrela Ronaldo (93 milhões de euros) e Kaká (65) para o Real Madrid ainda foi mais alto. "Nossos jogadores têm garantia da qualidade", como o disse o tao carismático como controverso presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Um empresário de 72 anos é o criador do "Porto-milagre", como a revista francesa "France Football" escreveunestes dias. Como estes milagres no Rio Douro são cumpridos? O exemplo mostra Aly Cissokho. FC Porto descobriu no, nascido em Senegal, um francês de 21 anos em Vitoria Setubal. Embora os rivais Benfica e Sporting Lisboa, em Setúbal estarem muito perto de casa, deixaram o defesar com uma ofensiva relampago ser roubado para o norte. Porto comprou-o em janeiro por 300 000 euros. Bem, ele foi por 15 milhões vendido ao Olympique Lyon - com um rendimento de até 5.000 por cento em apenas seis meses.

«Pinto Da Costa negoceia como nenhum outro", "desculpa-se" para o Lyon o chefe Michel Aulas. Cissokho não é excepção. Desde Maio de 2003, o "dragão" encaixa, em vendas quase 340 milhões de euros. Acima de tudo, o outro sobre o mercado não tão atraente defensivo jogador conhece Pinto da Costa, em Ouro aufzuwiegen. A defensiva Midfield homem Anderson transferido do Brasil 2007 para 31 milhões de euros ao Manchester United. Ricardo Carvalho (Chelsea FC 2004) e Pepe (Real Madrid em 2007) incluem a transferência de 30 milhões de euros à defensiva jogadores mais caros da história. Paulo Ferreira chegou a 100 000 euros a partir de Setúbal e foi para 20 milhões após Chelsea revendido.

(*)
Este Verão, entre outras coisas mudaram nos últimos da sua equipa nacional raramente utilizado argentinos Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez para ambos os 24 e 18 milhões de euros ao Lyon e Marselha. No Porto, foram entre outros, o novo Colónia Maniche, Deco, o ex-Bremer e do Brasil Diego Meta-getter, e Luis Fabiano Estrela treinador José Mourinho «feita». "Se nós não cada ano em vendas seriam forçados, seríamos muito mais atlético", garantiu clube chefe Da Costa, a contrapartida para einkaufswütigen Real Madrid Florentino Pérez patrão. Estes são o branco, azul, não só em Portugal tem sido uma superpotência futebol.

Desde a aquisição por funcionário da Costa em 1982 foi ganha pelo FC Porto 47 Título. Recentemente, ganhou 11 dos 16 campeonatos estaduais e da Taça UEFA (2003) e da Liga dos Campeões 2004. O clube é apenas com a cabeça "O Presidente" e irão atrair os adeptos e sócios como um deus adorado. "Este clube é absolutamente excepcional. Cada ano, os melhores jogadores sejam vendidos, sem ter que perder em termos de qualidade ", disse Allardyce Reconhecendo treinador Alex Ferguson, no Porto, no bairro CL-final foi o maior esforço.

Independentemente do sucesso do Porto sempre foi justo, foi posta em causa no ano passado, quando clubes da UEFA por causa de um escândalo de corrupção do início da temporada 2003/04 Liga dos Campeões excluídos e permitiu pouco mais tarde. Contra da Costa disse, neste caso, nomeadamente, a partir de uma antiga amante. O que passou 32 anos de idade bailarina Carolina Salgado alega que os árbitros da Costa tinha com prostitutas, entre outras coisas fornecimentos. Todas as acusações foram retiradas, no entanto.

Traduzi com o google translator a partir do (*) , mas a ideia entende-se bem...

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

A inveja tolda o racciocínio de alguns, que não vêem um elefante à frente dos olhos.

Um abraço